Como sua empresa
utiliza o design?
Identidade Visual
Apresentação e Qualidade
Sustentabilidade
Inovação
Investimento Financeiro
FAÇA O AUTODIAGNÓSTICO
Design é uma atividade estratégica essencial para aumentar a competitividade das empresas. Utilizando elementos como criatividade e conhecimento técnico, os designers observam as necessidades atuais e futuras dos clientes e auxiliam a criar diferenciação para os negócios.

Quer saber o quanto a sua empresa utiliza o design? Então faça o autodiagnóstico on-line, uma ferramenta gratuita e simples criada para que a empresa possa medir e avaliar o seu grau de maturidade em relação à gestão em design.

Em poucos minutos você terá acesso a orientações sobre o que a sua empresa deverá fazer para utilizar os benefícios do design.
Cadastro
Este é o seu primeiro acesso, é necessário um rápido cadastro.




Masculino
Feminino



Autodiagnóstico de design
Caro Empresário, para fazer o AUTODIAGNÓSTICO DE DESIGN preencha o cadastro a seguir e logo descobrirá novas possibilidades para inovar em sua empresa.

Caso já tenha iniciado o preenchimento do questionário não se preocupe, pois seus dados foram salvos. Insira o CNPJ da sua empresa e retorne ao ponto onde parou.

Para manter o seu cadastro em dia, você pode alterar seus dados a qualquer momento.


Entre com o CNPJ:
CNPJ já existente. Solicite ao responsável pela empresa para vincular seu CPF ao CNPJ.
CNPJ inválido!
Preencha seu CNPJ!
Dados cadastrais
da Empresa
Todos os campos com (*) são de preenchimento obrigatório
Empresa com CNPJ
Produtor Rural

















Todos os campos com (*) são de preenchimento obrigatório






Masculino
Feminino













Todos os campos com (*) são de preenchimento obrigatório






Masculino
Feminino












Todos os campos com (*) são de preenchimento obrigatório
Empresa com CNPJ
Produtor Rural

















1
Dados cadastrais da
pessoa jurídica
2
Dados cadastrais da
pessoa física
Iniciar
diagnóstico
Bloco 1 Identidade Visual
A empresa tem logomarca?
SIM
NAO
ANDAMENTO
0%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
A logomarca foi desenvolvida por um profissional?
SIM
NAO
ANDAMENTO
0%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
A logomarca foi desenvolvida dentro de um projeto de design e é aplicada em todos os produtos e serviços da sua empresa?
SIM
NAO
ANDAMENTO
0%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
A sua empresa conta com a colaboração de um profissional de design no desenvolvimento e implementação de projetos?
SIM
NAO
ANDAMENTO
0%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
O posicionamento estratégico da sua empresa se estende para sua identidade, atendimento, embalagem, publicidade, produtos e serviços, levando em consideração a forma como deseja ser percebida pelo consumidor?
SIM
NAO
ANDAMENTO
0%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
"A marca tem o propósito de se tornar uma comunicadora do posicionamento de mercado da empresa.
Ela é necessária para identificar produtos e serviços e também diferenciá-los dos concorrentes, criando um vínculo entre a empresa e o consumidor.
A logomarca é a representação visual dos valores e características da empresa. Assim, para ela ser reconhecida no mercado seria importante que tivesse uma marca forte que traduzisse sua identidade".
PROSSEGUIR
"A marca tem o propósito de se tornar uma comunicadora do posicionamento de mercado da empresa.
Ela é necessária para identificar produtos e serviços e também diferenciá-los dos concorrentes, criando um vínculo entre a empresa e o consumidor.
A logomarca é a representação visual dos valores e características da empresa. Assim, para ela ser reconhecida no mercado seria importante que tivesse uma marca forte que traduzisse sua identidade.
Para que isso aconteça de forma efetiva, seria interessante que sua empresa contasse com o serviço de um profissional de design".
PROSSEGUIR
"A marca tem o propósito de se tornar uma comunicadora do posicionamento de mercado da empresa.
Ela é necessária para identificar produtos e serviços e também diferenciá-los dos concorrentes, criando um vínculo entre a empresa e o consumidor.
A logomarca é a representação visual dos valores e características da empresa. Assim, para ela ser reconhecida no mercado seria importante que tivesse uma marca forte que traduzisse sua identidade. Para que isso aconteça de forma efetiva, seria interessante que sua empresa contasse com o serviço de um profissional de design".
PROSSEGUIR
"A marca tem o propósito de se tornar uma comunicadora do posicionamento de mercado da empresa.
Ela é necessária para identificar produtos e serviços de uma empresa, e também diferenciá-los dos concorrentes, criando um vínculo com o consumidor. A cada novo trabalho de design mais valor é agregado ao valor da empresa no mercado.
Seria interessante que sua empresa contasse com o serviço um profissional de design cuidando da aplicação da marca em todos os produtos e serviços".
PROSSEGUIR
"A marca tem o propósito de se tornar uma comunicadora do posicionamento de mercado da empresa.
Ela é necessária para identificar produtos e serviços de uma empresa, e também diferenciá-los dos concorrentes, criando um vínculo com o consumidor. A cada novo trabalho de design mais valor é agregado ao valor da empresa no mercado.
O próximo passo que sua empresa poderia dar seria incorporar a identidade da marca em todos os seus pontos de contato, bem como atendimento, embalagem, publicidade, produtos e serviços".
PROSSEGUIR
"A marca tem o propósito de se tornar uma comunicadora do posicionamento de mercado da empresa.
Ela é necessária para identificar produtos e serviços de uma empresa, e também diferenciá-los dos concorrentes, criando um vínculo com o consumidor.
Neste aspecto a sua empresa está atuando de forma adequada".
PROSSEGUIR
Bloco 2 Apresentação e qualidade
A apresentação e estética dos produtos e serviços, como acabamento, cores e texturas é uma prática da sua empresa?
SIM
NAO
ANDAMENTO
20%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
Sua empresa investe em design porque a aparência e a apresentação dos produtos e serviços são tão importantes quanto sua funcionalidade, ergonomia, manuseio, segurança, conforto e durabilidade?
SIM
NAO
ANDAMENTO
20%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
São práticas habituais da sua empresa: a melhoria da qualidade do uso dos produtos e serviços, elaboração de protótipos e testes com usuários, análise do processo de produção, diminuição de desperdícios e redução de custos?
SIM
NAO
ANDAMENTO
20%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
A sua empresa integra os processos de design com as estratégias empresariais, adequando recursos disponíveis, necessidades do mercado e metas a serem alcançadas?
SIM
NAO
ANDAMENTO
20%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
"A apresentação e estética dos produtos são elementos importantes para atrair consumidores e aumentar as vendas da empresa. Assim, seria benéfico contratar profissionais de design para realizar esta melhoria".
PROSSEGUIR
"Mesmo que sua empresa cuide da apresentação e estética dos seus produtos e serviços, seria importante também atentar para elementos de funcionalidade e ergonomia, responsáveis por gerar conforto, satisfação, segurança e bem-estar ao usuário, que seria resolvido pela contratação de serviços de design".
PROSSEGUIR
"O processo de design inclui elementos de funcionalidade e ergonomia, responsáveis por gerar conforto, satisfação, segurança e bem-estar do ao usuário. Inclui, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade do uso dos produtos e serviços, a elaboração de protótipos e testes com usuários, processo de produção e fabricação, diminuição de desperdícios e redução de custos. Para isto acontecer, seria benéfica a contratação de um designer para atuar dentro da sua empresa".
PROSSEGUIR
"Tratando-se de design estratégico, o desenvolvimento de produtos e serviços em sua empresa deveria estar aliado às estratégias empresariais, dentro de um processo contínuo de qualidade, com o qual todos contribuem, inclusive os fornecedores e clientes externos, essa seria uma boa prática para sua empresa tirar o máximo proveito de seus investimentos".
PROSSEGUIR
"Tratando-se de design estratégico, o desenvolvimento de produtos e serviços em sua empresa encontra-se adequadamente aliado às estratégias, dentro de um processo contínuo de qualidade, com o qual todos contribuem, inclusive os fornecedores e clientes externos".
PROSSEGUIR
Bloco 3 Sustentabilidade
DESIGN SUSTENTAVEL
SAUDE E BEM-ESTAR
MATERIAIS SUSTENTAVEIS
FIM DA VIDA UTIL
TRANSPORTE
ENERGIA RENOVAVEL
PROCESSAMENTO DE MATERIA-PRIMA
USO DO PRODUTO
Pensando em aumentar a competitividade, sua empresa adota medidas ambientais por meio da utilização de embalagens ecológicas?
SIM
NAO
ANDAMENTO
40%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
Ao desenvolver um produto e serviço a sua empresa utiliza no projeto de design materiais de menor impacto ambiental e reutiliza materiais anteriormente descartados?
SIM
NAO
ANDAMENTO
40%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
Além disso, a sua empresa busca reduzir o uso de água e energia, aperfeiçoar técnicas de fabricação para diminuir custos, e evitar o desperdício e para aumentar a lucratividade?
SIM
NAO
ANDAMENTO
40%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
A sustentabilidade faz parte do processo de desenvolvimento e fabricação de produtos e serviços na sua empresa, bem como do relacionamento com os funcionários, das ações sociais e ambientais se estendendo para sua imagem corporativa?
SIM
NAO
ANDAMENTO
40%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
"Ações que visam a redução do impacto ambiental de produtos e serviços se tornaram imprescindíveis para o sucesso da empresa no mercado. Contar com a colaboração de um profissional de design em sua empresa facilitaria o desenvolvimento de embalagens e produtos com menor impacto ambiental, como também o reaproveitamento de materiais e a redução de despesas. Pense nisso".
PROSSEGUIR
"Ações que visam a redução do impacto ambiental de produtos e serviços se tornaram imprescindíveis para o sucesso da empresa no mercado.
Contar com a colaboração de um profissional de design facilitaria a execução destas ações, integrando-as dentro de um projeto de design, reduzindo os custos da empresa e contribuindo para melhorar sua imagem".
PROSSEGUIR
"Ações que visam a redução do impacto ambiental de produtos e serviços se tornaram imprescindíveis para o sucesso da empresa no mercado.
Integrar tais ações no processo de design poderia diminuir custos, aumentar a lucratividade da empresa e, consequentemente, melhorar sua imagem".
PROSSEGUIR
Inserir um design sustentável na estratégia da empresa poderia ser muito vantajoso, pois:

  • geraria um diferencial competitivo como sendo uma empresa "verde";
  • fortaleceria uma abordagem estratégica,
  • aproximaria a empresa de um consumidor ambientalmente responsável e;
  • possibilitaria a redução de despesas e de custos
PROSSEGUIR
"A inclusão de um design sustentável na estratégia da empresa é muito vantajoso, pois possibilita redução de custos, fortalece uma abordagem estratégica, gera um diferencial competitivo e aproxima a empresa de um consumidor ambientalmente responsável. Neste aspecto sua empresa está atuando de forma adequada".
PROSSEGUIR
Bloco 4 Inovação
A sua empresa realiza ações para inovar?
SIM
NAO
ANDAMENTO
60%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
Entre os esforços para inovar a sua empresa contrata serviços de design para o desenvolvimento de produtos e serviços?
SIM
NAO
ANDAMENTO
60%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
A sua empresa considera o design fundamental para a inovação em processos de fabricação e no desenvolvimento de produtos e serviços?
SIM
NAO
ANDAMENTO
60%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
A utilização do design dentro da sua empresa leva em consideração as necessidades dos usuários e está presente tanto no desenvolvimento de novos produtos e serviços como na sua gestão?
SIM
NAO
ANDAMENTO
60%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
"Para uma empresa ser competitiva no mercado, é necessário que invista em inovação. Quanto mais inovadora, mais chance terá de estar à frente no mercado. Neste caso, o design seria uma excelente ferramenta para gerar inovação em sua empresa".
PROSSEGUIR
"O design é uma ferramenta efetiva para gerar inovação no desenvolvimento de produtos e serviços. Ele poderia propiciar a melhoria da qualidade estética, criação de novos produtos e serviços e a utilização de novos materiais".
PROSSEGUIR
"O design é uma ferramenta efetiva para gerar inovação.
Ele poderia propiciar a melhoria da qualidade estética, criação de novos produtos e serviços e utilização de novos materiais, além de melhorar processos de fabricação. Certamente isso resultará em maior sucesso".
PROSSEGUIR
"A inovação propiciada pelo design vai além do desenvolvimento e da implementação de produtos e serviços. Ela deveria ser inserida na gestão estratégica da sua empresa, incluindo a construção de toda identidade corporativa, vital para o seu posicionamento no mercado. Neste sentido, as necessidades , aspirações e habilidades dos usuários são o ponto de partida para que a inovação aconteça".
PROSSEGUIR
"A inovação propiciada pelo design vai além do desenvolvimento e da implementação de produtos e serviços. Ela pode ser inserida na gestão estratégica da empresa, incluindo a construção de toda identidade corporativa, vital para o seu posicionamento no mercado. Neste aspecto sua empresa está atuando de forma adequada".
PROSSEGUIR
Bloco 5 Investimento financeiro
A empresa investe ou já investiu em design?
SIM
NAO
ANDAMENTO
80%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
A empresa reconhece que o design agrega valor aos produtos e serviços, mas considera um serviço caro?
SIM
NAO
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
É comum a sua empresa reservar recursos financeiros para investir em serviços de design?
SIM
NAO
ANDAMENTO
80%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
A empresa investe em design regularmente por esta ser uma ferramenta que alavanca suas vendas e reduz seus custos?
SIM
NAO
ANDAMENTO
80%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
A sua empresa considera que o design é essencial para sua competitividade e por isso realiza investimentos, no sentido de incorporar o design na sua gestão estratégica, integrado a todas as áreas relevantes da empresa?
SIM
NAO
ANDAMENTO
80%
PAUSAR DIAGNÓSTICO
PROSSEGUIR
"O design é uma excelente ferramenta para agregar valor aos produtos e serviços. Ao contrário do que muitos pensam, não é um serviço de luxo, mas sim um serviço especializado, com uma boa relação custo benefício. Assim, seria interessante investir em design para gerar maior competitividade e lucratividade para a sua empresa".
PROSSEGUIR
"O design é uma excelente ferramenta para agregar valor aos produtos e serviços. Por isso, seria interessante investir em design para gerar maior competitividade e lucratividade para a sua empresa".
PROSSEGUIR
"O design é uma excelente ferramenta para agregar valor aos produtos e serviços. Não é um serviço de luxo, mas sim um serviço especializado, com uma boa relação custo benefício. Assim, seria interessante investir em design para gerar maior competitividade e lucratividade para a sua empresa".
PROSSEGUIR
"O design é uma excelente ferramenta para agregar valor aos produtos e serviços. A empresa que investe regularmente em design tem mais condições de se destacar e se tornar uma marca vencedora no mercado. No caso de sua empresa, um design bem feito propiciaria maior interação com o usuário, reduziria custos com matéria prima e produção, aumentaria a utilidade de um produto e serviço, realçaria a estética e, consequentemente, aumentaria as vendas".
PROSSEGUIR
"Investir em design de forma estratégica significa investir em estudos de tendências, monitoramento do consumidor e desenvolvimento de ferramentas de gestão de design, o que possibilitaria à sua empresa otimizar seus investimentos pontuais de forma a aumentar consistentemente sua produtividade, lucratividade e competitividade".
PROSSEGUIR
"A sua empresa investe em design de forma estratégica, realizando estudos de tendências, monitoramento do consumidor e desenvolvendo ferramentas de gestão de design, o que resulta na otimização de seus investimentos de forma a aumentar consistentemente sua produtividade, lucratividade e competitividade".
PROSSEGUIR
RESULTADOS
PRESTE ATENÇÃO EM ALGUMAS DICAS BÁSICAS E ESSENCIAIS DO DESIGN. É IMPORTANTE PENSAR SOBRE O QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO DIZER PARA O SEU CONSUMIDOR.
DESIGN
  • É ELEMENTO DE DIFERENCIAÇÃO E INOVAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS;
  • AUMENTA A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS;
  • CRIA VALOR ÀS MARCAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS;
  • AUXILIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS;
  • PROMOVE A UTILIZAÇÃO DE RECICLÁVEIS E O RESPEITO AO MEIO AMBIENTE;
  • MELHORA A QUALIDADE, DESEMPENHO, SEGURANÇA E FACILIDADE DE USO DO PRODUTO E SERVIÇO;
relatório
RELATÓRIO
Nível 5
Empresas que consideram o Design como um elemento estratégico
Nível 4
Empresas que integram o Design em seu processo de desenvolvimento
Nível 3
Empresas que utilizam o Design por meio de projeto e de forma pontual
Nível 2
Empresas que utilizam o Design para fins estéticos
Nível 1
Empresas que não utilizam o Design
enviar relatório por e-mail
Verificamos que sua empresa está no nível ?
Identificamos que sua empresa ainda não faz uso do design, seja por desconhecimento dos benefícios que ele pode trazer ou por acreditar que é um serviço de alto custo. No entanto, a empresa que investe em design tem a possibilidade de aumentar sua competitividade e retorno financeiro.

O primeiro passo é a contratação de um designer, profissional que executa ações de design e é capaz de criar um programa de identidade visual; logomarca; cartão de visita para os funcionários, papel timbrado para os documentos da empresa; embalagens para os produtos; forma diferenciada de apresentação dos serviços; fachada; sites e outras ferramentas virtuais; produtos e serviços que adotem critérios de qualidade, usabilidade e ergonomia.

A comunicação e a funcionalidade dos produtos e serviços são elementos essenciais no momento em que o cliente tomará a decisão sobre o que comprar. Assim, os serviços e produtos de sua empresa serão lembrados a partir dos diferenciais criados pelo designer. Ele ajudará você a proporcionar uma experiência singular ao cliente e o ajudará a utilizar o design na estratégia empresarial.

Para apoiar na utilização de design na sua empresa, o Sebrae dispõe de alguns produtos e serviços. Acesse o site www.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.
Identificamos que a sua empresa utiliza o design apenas como um elemento de estética, mas existem outras possibilidades para aumentar a competitividade do seu empreendimento.

Design é pensar, planejar, fazer as escolhas certas para criar produtos e serviços funcionais.

O profissional de design, chamado de designer, realiza projetos que possibilitariam a sua empresa a:

  • construir uma forma diferenciada de apresentação dos serviços; fachada; sites e outras ferramentas virtuais;
  • criar e testar produtos e serviços que adotem critérios de qualidade, usabilidade e ergonomia;
  • criar logomarca, cartão de visita para os funcionários, papel timbrado para os documentos da empresa, embalagens para produtos;
  • produzir um programa de identidade visual;
  • dialogar com outros setores internos da empresa para, por exemplo, apoiar o processo vendas;
  • orientar sobre como incorporar o design na estratégia da empresa.


Além disso, o designer ajuda a empresa a entender melhor o cliente e a perceber suas expectativas e necessidades.

Lembre-se:

Os serviços e produtos de sua empresa serão lembrados a partir dos diferenciais criados pelo designer. Ele ajudará você a inovar e a proporcionar uma experiência singular ao cliente. Tudo isso poderá resultar em melhores resultados e retorno efetivo do seu investimento.

Para apoiar na utilização de design na sua empresa, o Sebrae dispõe de alguns serviços. Acesse o site www.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.
A sua empresa conhece os benefícios que o design pode trazer, uma vez que investe na contratação deste serviço para melhorar a apresentação do produto ou no desenvolvimento de produtos e serviços de forma pontual. No entanto, poderia estar investindo com mais regularidade para poder colher resultados mais efetivos.

O design pode ser utilizado como um método de trabalho, integrado nos estágios iniciais do processo de desenvolvimento de produtos e serviços, desde a pesquisa com usuários, criação, prototipação e fabricação, até a comunicação e vendas, interagindo com as várias disciplinas e áreas envolvidas. O design poderia também ser incorporado na estratégia da empresa, sendo utilizado como uma ferramenta de inovação nas suas diversas áreas.

Para apoiar na utilização de design na sua empresa, o Sebrae dispõe de alguns serviços. Acesse o site www.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.
Tudo indica que sua empresa está atuando bem com design, uma vez que ele não é usado apenas como um elemento para melhorar e desenvolver produtos e serviços. Você utiliza o design como um método de trabalho, integrado nos estágios iniciais do processo de desenvolvimento de produtos e serviços, desde a pesquisa com usuários, criação, prototipação e fabricação, até a comunicação e vendas, interagindo com as várias disciplinas e áreas envolvidas. No entanto, ele poderia ser incorporado na estratégia da empresa, sendo utilizado como uma ferramenta de inovação nas suas diversas áreas.

Para apoiar na utilização de design na sua empresa, o Sebrae dispõe de alguns serviços. Acesse o site www.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.
Parabéns!

Sua empresa se encontra no nível mais alto da escada do design. Ele é utilizado como uma ferramenta de inovação essencial para o sucesso do empreendimento. O design está presente nas suas diversas áreas e, ao mesmo tempo, incorporado no processo de desenvolvimento dos seus produtos e serviços, bem como nas estratégias de marketing e vendas. Certamente a gestão do design na sua empresa é de alto nível!

Para se manter no topo da escada do design conheça melhor o Sebrae. Visite o site www.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.